Olá!

A pergunta de hoje é a seguinte: - as pessoas cooperam com você?

O ser humano é um ser gregário, ou seja, gostamos de viver em grupos. E para viver e conviver harmoniosamente precisamos cooperar entre nós cirando desta formando uma vida mais tranquila, segura e produtiva.

Na natureza e principalmente no mundo animal encontramos uma infinidade de exemplos de grupos que cooperam entre si para conseguir melhores resultados. Existem cardumes de peixes que se agrupam formando uma bola para defender-se dos predadores naturais; os golfinhos trabalham em equipe para atacar suas presas, os lobos também trabalham em grupo para conseguir abater suas presas muitas vezes maiores que eles.

O termo Cooperação vem do latim Cooperari, de Cum + Operari que significa Operar juntamente com alguém; podemos traduzir em operação conjunta ou ação conjunta.

Na sua obra Napoleon Hill que percebeu durante suas pesquisas, todos os que se destacavam como grandes empresários e profissionais em seus respectivos trabalhos ou área de atuação, tinham a capacidade de envolver pessoas e conseguir cooperação. Fala da importância de saber trabalhar em conjunto, inclusive cita uma frase que tornou-se célebre: ''Estar juntos é um começo; continuarmos juntos é progresso, trabalhar em conjunto é sucesso.''

Antigamente existia uma expressão muito corriqueira que dizia o seguinte: ''Manda quem pode e obedece quem tem juízo.'' Acontece que os dias passaram os anos seguiram e atualmente está máxima não funciona mais. Atualmente, se queremos resultados positivos e melhores colaboradores em nosso setor, departamento e nas empresas, precisamos saber como conseguir cooperação. A boa notícia é que, assim que começarmos a influenciar as pessoas segundo os conceitos e princípios do Master Mind; estes conceitos e estas ferramentas de influencia funcionam também em nosso circulo intimo, tais como família, amigos, grupos de serviços e em todos os lugares onde haja interação com outras pessoas.

Precisamos nos convencer de que ninguém faz nada sozinho. A cooperação é o inicio de todo o esforço organizado, se você quer melhores resultados pessoais e profissionais precisa saber como construir um grupo confiante, com relacionamentos francos e com capacidade e habilidades diversificadas. Acontece que saber compor este grupo não é garantia de bons resultados, o grande diferencial é saber como lidar com as pessoas de habilidades e vontades diferentes.

Questione-se:

Como está sua habilidade de venda de ideias?

Você consegue vender suas ideias para seus subordinados e também para seus superiores?

Você consegue influenciar seus filhos, esposas, marido, ou seja, seus familiares?

Lembre-se ''um líder ou uma pessoa fragilizada no circulo intimo será fragilizado no seu circulo externo.''

Bom final de semana a todos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO