Alerta para vacina contra a gripe em Caçador

Os caçadorenses poderão procurar pelas vacinas, a partir das 8h30 até 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira em uma das oito salas de vacinas

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou em Caçador iniciou no final de abril e segue até o dia 1º de junho.  O dia D de Mobilização Nacional será neste sábado, 12 de maio, conforme o calendário anunciado pelo Ministério da Saúde. 
Os caçadorenses poderão procurar pelas vacinas, a partir das 8h30 até 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira em uma das oito salas de vacinas, sendo nas unidades de saúde Berger, Santa Catarina, Municípios, Martello, CAIC, Taquara Verde, Bom Sucesso e a Unidade Central.
 
Grupo prioritário
Além dos profissionais de educação e da saúde, fazem parte do público-alvo pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.
Cabe destacar que o resto da população também se beneficiaria da vacina. Mas aí é necessário pagar pela dose na rede privada – o valor fica entre R$ 100 e 200 reais mais ou menos.
 
Sobre a vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.
 
Casos confirmados
No ano passado, o país confirmou 394 casos confirmados de contaminação por uma das três variações da influenza. Ao todo, segundo a Saúde, 66 pessoas morreram.
Já em 2018, dos 392 casos de influenza registrados em todo país, 62 resultaram em óbitos. Do total, 190 casos e 33 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2 foram 93 casos e 15 mortes. Em 2017, Caçador teve quatro casos de influenza sendo que destes dois vieram a óbito.  Esse ano, até o momento Caçador teve quatro casos confirmados segundo informações da DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Outubro Rosa supera expectativas na Unimed Caçador
Caçador supera meta da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo
Prefeitura emite balanço da saúde e destaca melhorias
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 8 de junho
Inovação, tecnologia e humanização em uma mesma estrutura: Hospital Saint Hill
Caçador imuniza 50% do público alvo em Dia D da Vacinação Contra Gripe
Alerta para vacina contra a gripe em Caçador
Caçador conta com pediatras em 14 postos de Saúde
Dia V da Campanha de Vacinação da Gripe será dia 12 de maio em Caçador
Prefeitura disponibiliza enfermeira para atuar na Rede Feminina