Inovação, tecnologia e humanização em uma mesma estrutura: Hospital Saint Hill

O hospital foi inaugurado em Caçador com o objetivo de oferecer atendimento humanizado, aliado a alta tecnologia e resolutividade

Um projeto inovador que une, em uma mesma estrutura, tecnologia, atendimento humanizado, profissionais altamente gabaritados e resolutividade se tornou real em Caçador. Trata-se do Hospital Saint Hill. O projeto começou a ser desenhado em 2012, pensando em uma estrutura completa que atendesse as necessidades do paciente sem precisar ficar se deslocando para conseguir qualidade. Há três anos, foi inaugurado o térreo da estrutura com o nome Medsin, onde atualmente tem uma equipe gigantesca de profissionais que realizam os mais diversos exames. Nesta semana, acontece a inauguração do Hospital que deixa o nome de Medsin para oficializar e eternizar na memória das pessoas o nome de Saint Hill. 
A frente deste projeto, os irmãos Rodrigo Dall Agnol e André Luiz Dall Agnol já adiantam que o objetivo é trazer ainda mais especialidades e serviços de alta complexidade para a estrutura. Na direção do Hospital, a Doutora Paula Waleska Sartori comenta sobre alguns dos serviços que serão disponibilizados. 
“O Hospital traz um conceito inovador na região Meio Oeste, tendo em vista que não existe nada parecido comparado em nível de tecnologia e estrutura. Para oferecermos serviços cirúrgicos com o mínimo de tempo hospitalar precisamos da mais alta tecnologia desenvolvida no mercado e importamos equipamentos de última geração”, explica a Doutora Paula.


Centro de Material e 
cuidados com a esterilização
No centro cirúrgico do Hospital existe o chamado Centro de Material, onde é feita a esterilização de materiais com equipamentos inovadores, entre eles a Termodesinfectora que é destinada para limpeza automática, desinfecção com água quente e secagem automatizada dos materiais cirúrgicos. A termodesinfectora diminui os riscos de acidente no trabalho dos funcionários e melhora a qualidade do material que posteriormente é esterilizado em autoclaves de barreira.
“Obedecemos as recomendações dos órgãos de regulamentação, mas também trazemos uma tecnologia inovadora. Após todo esse processo de esterilização dos materiais ele são levados ao centro cirúrgico”, explica a doutora Paula.


Piso condutivo, mesas multifuncionais e estrutura inovadora
O centro cirúrgico comporta um piso específico para evitar acidentes. O piso condutivo é mais uma das seguranças que o Hospital Saint Hill oferece. Como são usados equipamentos médicos eletrônicos de alta precisão, o piso condutivo diminui as chances de acidentes, como choques elétricos. 
Outro diferencial, são os focos cirúrgicos de última geração trazidos da Alemanha. Os focos fazem movimentos prismáticos que impedem a formação de sombra permitindo uma condição de visualização melhorada durante a cirurgia, além de fornecer iluminação abrangente no campo de cirurgia.  
As mesas de cirurgias são multifuncionais, atendendo as mais diversas necessidades do paciente em todas as especialidades cirúrgicas de pequeno, médio e grande porte, permitindo ao cirurgião posicionar o paciente de acordo com a exigência da intervenção e da técnica a ser empregada.
O raio-X portátil oferece mais comodidade e rapidez aos pacientes. Os carrinhos de anestesia são de última geração tendo está como a sua primeira importação ao Brasil. A torre de vídeo Arthrex deve chegar ao hospital possibilitando a filmagem das cirurgias em até 4K sendo que outras duas fontes de vídeo são disponibilizados.


Serviço de oncologia ainda neste ano em Caçador
Agregando ainda mais valor a estrutura, o doutor Rodrigo revela que para este ano será inaugurado um espaço para a realização de serviços de oncologia, que é uma novidade na região. A oncologia é um ramo da ciência médica que lida com tumores e com câncer. 
A Oncologia está voltada para a forma como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada tipo. O tratamento oncológico deve ser sempre muito individualizado. 
“Aqui serão realizadas quimioterapias. Trazemos um diferencial que não existe na região Oeste de Santa Catarina, para a população que sabemos que historicamente tem uma saúde puco investida. Também acabamos movimentando todo o giro comercial do município, pois atenderemos toda a região. Isso indica que muitas pessoas devem vir para cá e isso dará retorno na economia local”, explica o doutor Rodrigo.


Pós-operatório e atendimento humanizado
Mesmo possibilitando um tempo mínimo de internação pós-operatoria, o Hospital Saint Hill oferece aos pacientes quartos claros com uma arquitetura planejada para ser acolhedora e dar a sensação de bem-estar. Os quartos são todos adaptados e equipados com telefones, televisão e inclui o ambiente aconchegante e moderno.
“Pensamos em algo que tire do paciente a generalização de que estar em um quarto de hospital é ruim. Planejamos um ambiente bastante claro, que faz com que se sinta o conforto aliado à tecnologia para a recuperação”, destaca a Doutora Paula.
Além disso, todos os profissionais que servirão ao Hospital receberam treinamentos para bem atender ao paciente. A humanização no atendimento é prioridade. “Buscamos trazer essa qualidade na prestação de serviço com técnologia de ponta, mas também nos preocupamos com a forma como o nosso paciente será atendido. Além de um atendimento e de recuperação, o paciente busca também empatia para passar este momento da vida. A vida está acima de tudo, e as estrelas principais do nosso empreendimento são nossos pacientes”, afirma.
A Doutora Paula ressalta ainda que o hospital possui corpo clínico aberto. “Ao longo dos anos, nós, médicos, percebemos que os profissionais que aqui atuam tem uma formação científica muito boa. Mas, muitas vezes os clientes se deslocam para outras cidades por falta de estrutura. Impotante salientar que o nosso corpo clínico é aberto, ou seja, se o médico apresentar credenciais e for aprovado, poderá atender seu cliente aqui”.


Serviços que já são prestados
 A ideia do Hospital Saint Hill sempre foi agregar valor e trazer mais especialidades em uma mesma estrutura para ter uma alto resolutividade em um mesmo local, com qualidade associada a tecnologia de ponta. São nesses moldes que há três anos já são prestados alguns serviços de exames. 
Na ortopedia, atuam quatro profissionais clínicos gerais e cada um possui suas especialidades. Entre elas, ortopedia desportiva com ênfase em traumas nos joelhos. Especialidades em ombros e cotovelos. Tem também um profissional especializado em quadril e outro especializado em ortopedia pediátrica, que atende crianças até 15 anos.
Ainda disponibiliza o serviço de cirurgia geral videolaparoscopia, a endoscopia. Atua uma equipe de cardiologia da Viltaz Clínica de Joaçaba, com cinco médicos e cada um com suas especialidades.
Tem também um cirurgião oncológico, psicólogo, psiquiatra, fisioterapeuta e neurocirurgião. 


Medicina hiperbárica
Um dos grandes destaques dos serviços já prestados está a medicina hiperbárica, comandada pelo presidente da Associação de Medicina Hiperbárica no Brasil, Fabricio Rech. A Oxigenoterapia Hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente é submetido à inalação de oxigênio puro em uma pressão maior que a pressão atmosférica, dentro de uma câmara hermeticamente fechada com paredes rígidas 
A máquina de medicina hiperbárica em Caçador é a maior que existe no Oeste Catarinense. Ela é capaz de tratar lesões que poderiam levar até a amputação de membros. Foi devido a câmaras hiperbáricas de rápido acesso que diversas pessoas sobreviveram ao incêndio da Boate Kiss em Santa Maria.
“Essa câmara tem uma importância muito grande pois ela salva vidas, e, quanto vale uma vida? Em diversos casos de desintoxicação, emergências, geograficamente não há tempo possível para se deslocar a uma câmara hiperbárica que esteja longe. Em Caçador, temos o privilégio de ter a maior do Oeste, que pode evitar grandes tragédias”, destaca o doutor Rodrigo. 





DEIXE SEU COMENTÁRIO

Prefeitura emite balanço da saúde e destaca melhorias
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 8 de junho
Inovação, tecnologia e humanização em uma mesma estrutura: Hospital Saint Hill
Caçador imuniza 50% do público alvo em Dia D da Vacinação Contra Gripe
Alerta para vacina contra a gripe em Caçador
Caçador conta com pediatras em 14 postos de Saúde
Dia V da Campanha de Vacinação da Gripe será dia 12 de maio em Caçador
Prefeitura disponibiliza enfermeira para atuar na Rede Feminina
SESI divulga as datas e horários da vacinação contra a gripe
Prefeitura de Caçador esclarece morte de homem no Pronto Atendimento