Mestrandos da UNIARP apresentam propostas inovadoras para a educação básica

As propostas atendem demandas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e priorizam a aproximação entre os conteúdos curriculares e a realidade e a articulação teórico-prática

Durante o III Seminário de Práticas Pedagógicas Inovadoras: “Experiências da Educação Básica Catarinense e Paranaense”, estudantes do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP apresentaram nove propostas inovadoras, elaboradas no decorrer das aulas, para colaborar com escolas de Educação Básica dos contextos em que atuam.

As propostas atendem demandas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e priorizam a aproximação entre os conteúdos curriculares e a realidade e a articulação teórico-prática.

As iniciativas foram elaboradas no decorrer da Disciplina de Didática e Metodologia do Ensino e utilizaram como base a metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). São propostas diferenciadas por utilizar com princípios teóricos a transdisciplinaridade e a ecoformação e que se diferenciam pelo potencial para favorecer a transformação das práticas pedagógicas.

Além dos nove projetos, foi apresentada uma proposta de gestão inovadora por estudantes que frequentam a disciplina de Gestão Educacional, bem como duas propostas valorizando a internacionalização, sistematizadas por docentes do programa.

Organizado pelas disciplinas de Didática e Metodologias de Ensino da Educação Básica e Teoria e Prática em Gestão Educacional, o evento valorizou o protagonismo dos mestrados e possibilitou que observassem o potencial das propostas como possíveis objetos de pesquisa.  Dessa forma, além de estimular a criatividade, a iniciativa interdisciplinar do Programa de Mestrado, teve como propósito promover a pesquisa com intervenção para favorecer o desenvolvimento da educação de seu contexto de inserção.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Senai abre inscrições para cursos técnicos e de graduação gratuitos
Bandas de Caçador se apresentarão no Tchô Rock 2018
Mutirão de Conciliação deve atender mais de 1200 processos em Caçador
Semana Internacional da Educação com palestras sobre intercâmbio
Rodas de Conversa no curso de Psicologia da UNIARP
Cresol inaugura unidade em Caçador
Ação de limpeza das margens do Rio do Peixe será realizada em novembro
Menino de cinco anos realiza sonho de conhecer a Guarda Municipal
Mais 5 smartphones do IPTU Premiado serão sorteados em novembro
Espetáculo “Dança a História de Caçador