Professora da Faculdade Senac apresenta tese sobre atividade epilinguística

Camila Arndt teve por objetivo melhorar a prática de ensino aliando com a atividade epilinguística

A professora de Comunicação Organizacional do Senac, Camila Arndt, apresentou a tese de doutorado abordando o tema “Atividade Epilinguística e ensino da língua materna”. A tese abordou análise de enunciados e o trabalho de leitura e produção de texto de alunos caçadorenses na pesquisa da atividade epilinguística na prática. A tese foi apresentada em Araraquara/SP na Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Camila explica que existem vários documentos que regem a prática do professor em sala de aula, como os PCN, os quais, na teoria, já falam em epilinguística, mas na prática ainda é pouco aplicada. “O conceito não é novo, mas em sala de aula raramente é aplicado. O meu objetivo foi melhorar a prática de ensino através da atividade epilinguística. Trabalhei bastante na questão de distanciamento entre teoria e prática pois, apesar de haver muitas pesquisas nesta área, elas nunca chegam as salas de aula. Fui para a sala ter contato com os alunos para ver a forma como eles desenvolviam a linguagem e não apenas a gramática”, explica.
Camila ainda fala que dentro da matriz curricular de ensino, deve-se trabalhar a língua, a gramática e a produção de texto, porém, na prática, esse ensino fica delimitado. “O ideal é usar da produção do texto para a compreensão do mesmo. A própria matriz diz que o trabalho deve ser pautado na linguagem e produção de texto. A atividade epilinguística são as operações de linguagem que sustentam o entendimento e a formação de texto, ou seja a atividade discursiva dos indivíduos. Foi interessante poder ver os alunos refletirem sobre a própria língua, percebendo a má formação de uma frase e desenvolvendo a própria capacidade discursiva e uma metalinguagem autônoma”.

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