UNIARP e Prefeitura assinam contrato para integrar ensino e serviço na saúde básica

Em Caçador, a ação irá viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde

A UNIARP e a Prefeitura de Caçador assinaram nesta sexta-feira (14) o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES). O objetivo é qualificar a integração ensino-serviço e a educação permanente envolvendo pactuação entre instituições de ensino e gestores do SUS.
No caso em Caçador, a ação irá viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de residências em saúde, com garantia de estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço nas redes de atenção à saúde. Em Caçador, o Contrato será em três postos de saúde, envolvendo os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia e ainda as residências médicas.
Na ocasião também foi assinado um termo de compromisso entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UNIARP para implementar em 
Caçador o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade).
O objetivo do PET-Saúde/Interprofissionalidade é promover a integração ensino-serviço-comunidade com foco no desenvolvimento do SUS, a partir dos elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP), com vistas a implementar os projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação da área da saúde nessa abordagem.
O PET-Saúde é uma estratégia que busca ações para a transformação da formação profissional em saúde, com maior integração entre ensino, serviço e comunidade.
Acadêmicos, preceptores e professores do PET‐Saúde/Interprofissionalidade receberão bolsas de estudo, cujos valores são estabelecidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Entenda
A Educação Interprofissional é uma abordagem na qual os membros de mais de uma profissão aprendem juntos, interativamente, com o propósito explícito de melhorar as práticas colaborativas em saúde.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Moto Grupo Confraria do asfalto realiza ação de Dia das Crianças
Festival Gastronômico encerra com premiação dos vencedores
Equipes de Caçador estão classificadas para a fase Estadual da OLESC
Fiéis mantem tradição de Procissão de Nossa Senhora Aparecida
Semana do Contestado será de 19 a 27 de outubro em Caçador
Grupo Escoteiro de Macieira realiza primeiro acantonamento
UNIARP realiza atendimentos e ações educativas no Outubro Rosa
Assistência Social inicia levantamento para Regularização Fundiária no Santa Terezinha
União Futsal Caçador enfrenta o CRC na final da Liga Catarinense de Futsal
Kindermann tem forte preparação para continuidade do Catarinense